Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

sábado, 22 de fevereiro de 2014

FILÉ MIGNON COM MOLHO DE GORGONZOLA

Este molho é bem versátil, pode ser servido com massas e carnes. Hoje fiz para acompanhar filé mignon e ficou uma delicia. Servi acompanhado de mini arroz com açafrão e os sabores combinaram bastante. Eu não coloquei as quantidades, mas não se preocupe com isto, pois tudo depende de como você quer o seu molho (mais suave, é só acrescentar mais creme de leite, e se quiser com mais gosto de gorgonzola, acrescente mais queijo).



Ingredientes:

Carne
  • Filé mignon cortado em bifes (pode substituir por outro tipo de carne)
  • manteiga
  • sal
  • pimenta do reino
Molho de gorgonzola

  • Creme de leite fresco
  • gorgonzola cortado em pedaços
  • 2 colheres (sopa) de vinho branco (pode ser substítuido por água)
  • salsa (para decorar)

Modo de Preparo:

Tempere os bifes com sal e pimenta do reino. Aqueça uma ffrigideira grande (sem teflon), coloque manteiga (pouca quantidade apenas para untar) e adicione os bifes (coloque no máximo 2 unidades por vez, para a temperatura da frigideira não diminuir e não juntar muita água), doure primeiro de um lado e depois do outro (não demora muito). Faça este processo com todos os bifes que for preparar e reserve-os. Na mesma frigideira (ela está repleta de sabor dos bifes), adicione o vinho e deglaceie (mexa bem com uma colher de pau, raspando o fundo da frigideira, assim os sabores se desprenderão da frigideira e estarão no seu molho). Adicione o creme de leite, mexa bem. Coloque o gorgonzola picado e espere que derreta (continue mexendo). Experimente e acerte os sabores (como já mencionei, se quiser suavizar o molho adicione mais creme de leite, e se quiser mais sabor de gorgonzola, é só colocar mais queijo). Quando o molho estiver do seu gosto, deixe ele apurar por alguns minutos. Coloque os filés de volta na frigideira com o molho, para aquecer. Sirva com salsa por cima.

Um comentário: